• ciborgue

Você já pode se tornar um ciborgue

Sabia que Neil Harbisson, artista e empreendedor, é capaz de ouvir cores? Isso mesmo! Ele nasceu sem a capacidade de enxergar nenhuma delas e criou um dispositivo para captar vibrações e transformar as imagens que enxerga em sons. Nesta palestra do TED ele contou como sua “antena” acoplada à cabeça funciona.

Como se isso não fosse suficientemente incrível, ele e alguns colaboradores lançaram a empresa Cyborg Nest, que tem como objetivo fabricar e vender sensores implantáveis sob o lema “Desenhe a sua Evolução”. O primeiro produto acaba de ficar disponível para pré-venda: um sensor chamado North Sense capaz de fazer você sentir o campo geomagnético da Terra e usá-lo como bússola.

O sensor tem cerca de 6 cm2 e pode ser implantado superficialmente como um piercing. Ele não tem botões, tela, luzes ou sons. Ele simplesmente vibra quando seu portador se vira para a direção norte.

Pode parecer pouca coisa, mas é o primeiro passo para um mercado com grande potencial. Na medicina, por exemplo, implantes terapêuticos podem mudar a condição de saúde de várias pessoas, como o próprio Neil fez consigo mesmo. Já pensou, corpo e máquina unidos em um só?

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>