• tourism capa

Viagem para o espaço: antes sonho, agora uma realidade que pode sair até de graça

O sonho de viajar para o espaço em um voo não-profissional está cada vez mais próximo de ser realizado. Duas empresas fecharam contrato com a NASA para levar turistas para fora do planeta: a Boeing e a SpaceX. A Boeing recentemente anunciou que irá incluir turistas pagantes nos voos que fará com astronautas da NASA, uma mistura entre cosmonautas profissionais e viajantes, no táxi espacial que estão desenvolvendo juntos.

A empresa conhecida no mundo todo por seus aviões comerciais irá trabalhar em conjunto com a agência de turismo espacial Space Adventures, que já transportou 7 pessoas para a Estação Espacial Internacional e fará seu oitavo voo no começo de 2015, desta vez com a cantora Sarah Brightman. Sim, já existem turistas passeando fora da Terra! A agência também oferece outros tipos de “experiências espaciais”, como uma volta na Lua (com o primeiro voo programado para 2018), voo suborbital (nas bordas da órbita terrestre) e passeios na própria Terra, como treinamento espacial, tour para ver o lançamento de foguetes e voos sem gravidade.

Já a SpaceX ainda não lançou detalhes de como fará seus voos turísticos, mas sinaliza que os custos de criar e operar um táxi espacial serão de 2,6 bilhões de dólares, 40% menos que a estimativa da Boeing de 4,2 bilhões. O voo até a ISS (International Space Station, Estação Espacial Internacional) com a Space Adventures custa 50 milhões de dólares.

Se você não tem esse dinheiro sobrando, é possível tentar sua sorte com um voo daSpaceship Earth Grants. Essa ONG propõe que pessoas do mundo inteiro paguem uma pequena quantia (de 15 a 90 dólares, dependendo do país) para disputar um lugar em um voo espacial. Serão até 50 mil concorrentes para apenas um ganhador. Mas não é um sorteio: os concorrentes enviarão um currículo que explique “como ir para o Espaço irá melhorar sua vida?” – a escolha final será feita por um juri que inclui ex-astronautas da NASA. Veja como se inscrever.

Para ir se preparando para o voo, recomendamos os tutoriais de como viver no Espaço, filmados pelo astronauta canadense (agora aposentado) e ex-integrante da ISS, Chris Hadfield:


No canal, Chris ensina como dormir, escovar os dentes, lavar o rosto, cortar as unhas e até a fazer a barba no Espaço – tudo é bem mais complexo em Gravidade Zero.

Via 12

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>