• 1

Viagem criativa: companhia de trem vai criar programa especial para escritores

Escritores de plantão, cuidado: essa notícia pode deixá-los com um desejo incontrolável de fazer as malas. A AMTRAK – empresa estatal de transporte ferroviário de passageiros nos Estados Unidos, pretende oferecer viagens a bordo de seus trens para “inspirar” escritores. De graça. Sabe como surgiu essa ideia? Nas redes sociais, depois que a escritora nova-iorquina Jessica Gross citou no Twitter um comentário feito por outro escritor em uma entrevista, na qual ele afirmava que o trem era seu lugar preferido para escrever, desejando que a AMTRAK ofertasse uma “residência” para escritores.

Surpreendentemente, a companhia ferroviária respondeu ao pedido, dizendo que precisaria de uma viagem teste. O roteiro foi combinado e a jornalista embarcou na viagem, de Nova York a Chicago e de volta, escrevendo durante (quase) todo o tempo, por trinta e nove horas. A escritora considerou a experiência um sucesso, e afirmou que o trem é um ambiente inspirador único: “No trem, a atividade prioritária é ser transportado. Ler ou escrever são tidos como atividades extracurriculares. Isso acaba por dissolver as pressões e expectativas.”

Após o sucesso da viagem teste, a AMTRAK planeja transformar sua “residência para escritores” em um programa. Entretanto, antes de arrumar as malas, fique atento: de acordo com a diretora de Mídias Sociais da empresa, Julia Quin, a Amtrak irá eventualmente “convidar” escritores selecionados por ela, escolhidos principalmente pela presença das redes sociais, para degustar a experiência.

Insight Da Vinci: Não é só o trem que estimula a criatividade, parece que dormir também. Confira neste post um infográfico que relaciona o sono e a produtividade de escritores famosos.

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>