• cancer capa

Um simples exame de sangue pode combater 18 tipos de câncer

Mesmo com o avanço da medicina e tecnologia, o câncer segue desafiando a ciência. A descoberta de uma pernambucana pode melhorar as chances de quem é acometido pela doença. Deborah Zanforlin desenvolveu um chip capaz de identificar 18 tipos diferentes de câncer em estágio inicial. Isso significa diagnósticos mais precoces e a possibilidade de oferecer tratamentos mais efetivos. De acordo com a cientista, “o câncer não precisará mais ser encarado como uma sentença de morte”.
Com o dispositivo portátil – chamado de ConquerX - basta um simples exame de sangue para identificar a doença em 15 minutos. Isso porque ele capta enzimas específicas liberadas no sangue por células cancerígenas em estágio inicial. Outro ponto positivo é a ausência de radiação. E devido à sua mobilidade, fica mais fácil levá-lo a comunidades em regiões de difícil acesso.
Deborah e sua equipe estão apresentando relatórios e resultados de pesquisas à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e também ao FDA (Food and Drugs Administration, nos EUA) para avaliar a possibilidade de liberação do ConquerX para o uso em larga escala. Estamos na torcida!

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>