• eco cooler capa

Um ar-condicionado sem energia elétrica está revolucionando a Índia

Em alguns lugares do mundo, as temperaturas são tórridas durante o verão. Na Índia, por exemplo, os termômetros chegam a 45º C. O problema se agrava quando com a falta de energia elétrica, que é o caso da região de Daulatdia, em Bangladesh, onde vivem 28 mil pessoas. A falta de eletricidade torna o ar-condicionado uma opção inacessível para a maior parte da população. Isso mudou com a invenção do Eco-Cooler.

O Eco-Cooler é um ar-condicionado que não requer energia elétrica para funcionar e é produzido com garrafas PET descartadas. Parece muito bom para ser verdade, mas o projeto é real e tem embasamento científico. Para fabricá-lo, um pedaço de papelão mais grosso no tamanho de uma janela e o fundo de várias garrafas cortadas. Basta fazer furos no papelão – grandes o suficiente para encaixar o gargalo das garrafas – e pendurar a placa na janela. Em pouco tempo para sentir a temperatura caindo dentro de casa. Confira:

Faça o teste: sopre a palma da sua mão com a boca aberta e faça o mesmo com a boca mais fechada. O Eco-Cooler funciona da mesma maneira. A pressão muda à medida que passa da extremidade larga para a mais estreita da garrafa, resfriando o ar dentro do ambiente em, pelo menos, 5ºC.

Com o tanto de plástico disponível e descartado no mundo todo, matéria-prima para a criação do produto não vai faltar.

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>