• Photo: James Duncan Davidson

TED2012 – O mundo está melhorando em uma velocidade acelerada

Esse foi o tema da empolgante palestra de Peter Diamandis no primeiro dia do TED2012. Ele é futurista, presidente da X Prize Foundation e co-fundador da Singularity University. Diamandis começou mostrando à plateia como diariamente somos impactados por várias notícias ruins. Catástrofes, crises, mortes… Os meios de comunicação dão mais destaque às histórias negativas. Contudo, isso não é por preferência dos canais de notícias, e sim dos telespectadores, que somos nós. E aqui está a razão: o mais importante para o ser humano é sobreviver. Assim que recebemos uma notícia ruim, automaticamente ela pára em nossa amígdala – o primeiro alarme que soa dentro de nós, avisando que algo pode nos prejudicar. Resumindo: estamos praticamente fadados a prestar atenção no lado negativo das coisas.

Só que a notícia boa é que o mundo está mudando pra melhor. E rapidamente! Segundo ele, nós temos nas próximas três décadas o potencial de criar um mundo de abundância. Sua teoria se baseia no progresso exponencial da tecnologia. Se olharmos para trás, em um passado recente, vamos ver como o telefone celular avançou vagarosamente em termos de tecnologia em seus primeiros passos, mas deu passos enormes a partir de um determinado momento. Isso se aplica a todos os avanços tecnológicos, que seguem a ordem dos 30 passos. Os 5 primeiros passos trazem poucos avanços, mas os seguintes trazem uma progressão exponencial. E para deixar mais claro, ele dá alguns exemplos:

Energia
A energia solar, antes cara e inacessível, já custa a metade do diesel na Índia.

Água
Uma máquina criada por Dean Kamen pode ser a resposta para os problemas com a falta de água potável no planeta. Ela é capaz de tornar a água pura sem enormes gastos de energia como outras tecnologias disponíveis. Ao que tudo indica a Coca-Cola vai começar a testar em breve esse equipamento.

Saúde
Qualcomm Tricorder X Prize é um desafio de equipes com o objetivo de introduzir ferramentas de diagnóstico médico a dispositivos móveis. “Imagine esse serviço disponível nos países em desenvolvimento”, diz Peter.

População
Segundo ele, a maior proteção contra a explosão populacional é saúde e educação. Com iniciativas como o Tricorder na área da saúde e outras como a Khan Academy na educação as coisas tendem a melhorar bastante.

E para finalizar, uma frase sobre o poder da cooperação: “Pequenos times guiados pela paixão e com um foco podem fazer coisas extraordinárias.”

Inspirador, não é?

* Esse post faz parte da série especial TED2012.

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>