• LeapMotion
  • leap-motion-2

Tecnologia leva movimentos do mundo real aos mundos da realidade virtual

Os headsets como Oculus Rift e OSVR já são opções um pouco mais acessíveis e confortáveis para adicionar a realidade virtual à vida doméstica. Porém, alguns ajustes ainda precisam ser feitos para que eles ganhem mais utilidade. Controlar os elementos virtuais usando as mãos é um deles. Entra em cena o Leap Motion Controller.

A tecnologia do Leap, lançada em julho de 2013, rastreia e insere os movimentos das mãos aos mundos virtuais. Ele foi criado inicialmente para funcionar em conjunto a programas de computador. Iimagine-se abrindo e fechando abas do navegador, girando imagens, acelerando e pausando filmes usando apenas movimentos com o dedo, por exemplo. Mas ele pode ser muito mais útil para os headsets de realidade virtual. Afinal, quando você está em um lugar (mesmo que virtual), quer manipular os objetos que vê com as mãos.

Este ano, a tendência vai se confirmar: um mini-leap de 20 dólares já pode ser montado ao headset Oculus Rift desde o final do ano passado e, agora, foi anunciado que o OSVR terá o Leap como adicional no OSVR Hacker Developer Kit, sem cabos e conexões adicionais. Como o Kinect, da Microsoft, o Leap usa câmeras e sensores infravermelhos para rastrear os movimentos do usuário. A diferença é que, enquanto o Kinect pretende reconhecer todos os movimentos à sua volta, o Leap foca no movimento das mãos e dedos de maneira precisa. Usando-o, podemos atuar como o personagem de Tom Cruise no filme Minority Report – ou como o Mickey Feiticeiro em Fantasia, depende da sua referência favorita.

Também este ano, a Microsoft pretende lançar o HoloLens, um terceiro headset de realidade aumentada. Ao que tudo indica, ele já vem com sensores de mãos e dedos, mas será preciso mais pesquisa nos laboratórios de Bill Gates antes que a precisão se equipare à tecnologia do Leap.

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>