• DaVinci_destacada_surdos

Tecnologia auxilia pessoas surdas transformando diálogos do cotidiano em legendas

Estudantes de Nova York desenvolveram a partir da combinação de duas tecnologias o Live Time Closed Captioning System (LTCCS), que, em tradução livre, significa Sistema de Closed Caption em Tempo Real, pretendendo revolucionar a forma com que pessoas surdas se comunicam e interagem com o mundo.

O sistema consiste em três componentes: um microfone compacto grampeado na roupa do usuário, um microcomputador do tamanho de um smartphone localizado no bolso e um display semelhante ao do Google Glass. O funcionamento do LTCCS ocorre da seguinte forma: o microfone registra a voz de um indivíduo falando, o áudio é processado pelo computador e em seguida convertido para texto, quando é transmitido através do display sem o uso de fios nos óculos terceirizados utilizados pelo usuário.

Como só havia sido desenvolvido um modelo do projeto, atualmente os estudantes estão criando um protótipo funcional. Mas, para isso, estão recorrendo a uma campanha de crowdfunding no Indiegogo. Veja o funcionamento da tecnologia no vídeo a seguir:

via

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>