Seu dinheiro num piscar de olhos

Quantas cenas de ficção científica você se lembra de alguém sendo identificado por um scanner de retina? Se depender da Citigroup, multinacional de serviços financeiros, a identificação pelos olhos pode se tornar realidade em breve e substituir os cartões para saques em caixas eletrônicos da rede.

A nova tecnologia, desenvolvida em parceria com a Diebold, vai permitir que os clientes do banco acessem um dispositivo mobile para informar a quantia de saque. A partir da interação com o caixa eletrônico, o dinheiro é liberado após a identificação da íris. Nada de tela touch ou botões para digitar senhas complexas.

O que isso significa na prática? Mais segurança para os clientes e economia de tempo já que, de acordo com os cientistas responsáveis pela novidade, a retirada de dinheiro diminui a espera de 45 para 15 segundos. Além disso, o Citigroup vem testando outro modelo que elimina os recibos impressos, enviando-os digitalmente para o e-mail do cliente.

Como ainda é uma tecnologia muito nova e envolve mudanças até nos hábitos culturais das pessoas – muitas ainda não confiam nas máquinas convencionais de bancos ou em transações pela internet – a fase de testes será intensa e prolongada, mas já dá para imaginar como vai ser nosso futuro bem próximo.

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>