• levis capa

Redes de pesca para fazer jeans

Você já parou para pensar nos efeitos da indústria da moda para além das passarelas e araras de lojas? Só para iniciar a discussão, podemos citar dois importantes pontos: a exploração do meio ambiente e do capital humano na fabricação de roupas. Aliás, fica como sugestão para adentrar ao assunto, o poderoso documentário “The True Cost”.

Em vez de trazermos maus exemplos para fazer coro, que tal uma notícia positiva de uma gigante do mercado de jeans? A Levi’s apresentou há pouco tempo uma calça jeans feita com sobras de redes de pesca. Em um acordo com a empresa italiana Aquafil, especializada na fabricação de nylon sustentável a partir de redes de pesca e carpetes descartados, a Levi’s vai fabricar um modelo de jeans masculino com 61% de algodão, 38% de poliamida (o nylon produzido com as redes) e 1% de elastano.

Com a parceria, a Aquafil conseguirá coletar dos oceanos cerca de 640 mil toneladas de sobras de redes e a Levi’s vai reduzir a necessidade de produção de algodão, que já não pode mais suprir a demanda mundial por falta de terras disponíveis para o cultivo. De acordo com o CEO da Aquafil, “é de extrema urgência que se procure opções alternativas para produção de roupas, como a Levi’s tem feito”. Uma prova que é possível utilizar materiais sustentáveis para recriar produtos sem perder a qualidade.

 

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>