• neblina capa

Que tal um pouco de água de neblina?

Você sabia que nevoeiros representam uma grande fonte inexplorada de água potável? Várias espécies de plantas e animais, com superfícies e peles de texturas e características químicas especiais, possibilitam a captação deste recurso. Atualmente esta atividade é praticada em países como Iêmen, Marrocos, Chile, Eritréia e Etiópia.

Inspirados por essa prática, pesquisadores do MIT criaram um mecanismo composto por redes de tecido que condensam a neblina em gotículas de água. A otimização da geometria da malha e sua química superficial aumentou a eficiência da coleta em 500%.
Uma única rede, de 4 metros de comprimento por 10 metros de altura, consegue coletar sozinha 250 litros de água por dia – o suficiente para o consumo de uma família. Além disso, a água obtida nos nevoeiros já foi naturalmente dessalinizada pelo sol e está apta para o consumo humano ou para a agricultura.

A pesquisa avança para a adaptação do modelo em grandes torres de colheita de nevoeiros. Confira o vídeo a seguir:

Harvesting Water From FogHarvesting fresh water from fog is now 500% more efficient.

Publicado por Hashem Al-Ghaili em Quinta, 25 de fevereiro de 2016

 

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>