• beauty
  • beauty2

Pinturas clássicas ganham vida em animação que narra o ciclo da vida

O diretor italiano Rino Stefano Tagliafierro deu vida a 115 pinturas clássicas para contar a história do ciclo de vida humano, do nascimento à morte em seu novo vídeo, chamado “Beauty” (Beleza, em inglês).

Ainda que trabalhe com imagens em movimento, Rino admira a imagem estática e faz a ela uma homenagem. O animador pretende enaltecer a beleza retratada em quadros centenários (da Renascença ao simbolismo de 1800), fazendo com que os sentimentos que os autores quiseram passar ganhem força expressiva. Seu vídeo usa da trilha sonora clássica, porém carregada de emoção, de close-ups e da explicitação dos movimentos apenas sugeridos pelos pintores, de forma a recriar o estado de êxtase pretendido quando o quadro foi criado.

Juntas, as imagens contam a passagem do tempo, da criação do mundo, do universo idílico retratado nas pinturas renascentistas, passando pela sedução, sexo, nascimento e terminando na morte violenta e no pôr-do-sol gótico de uma pintura alemã do começo do século XVIII.

Insight Da Vinci: A retromania, tendência que vem forte e sem sinais de enfraquecimento há alguns anos, dá mais um sinal de seu vigor. Aqui, uma prova de que não apenas os produtos de consumo estão se alimentando dela, e sim até a arte – tida como um bom retrato do espírito do tempo – recorre ao passado em busca de inspiração. Até um instrumento musical inventado por Leonardo Da Vinci foi tirado do papel. Você viu?

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>