• invisibilidade

Pesquisadores desenvolvem “raio de escuridão” que torna objetos invisíveis

Experimentos em invisibilidade estão sendo feitos na Universidade de Singapura – e com sucesso! Pesquisadores do Departamento de Física da universidade asiática reverteram a lógica de como enxergamos para criar a ilusão de que um objeto desapareceu.

Sistemas de imagem (nossos olhos, câmeras de vídeo, câmeras fotográficas, enfim, tudo que capta imagens…) geralmente captam a luz refletida por objetos em um padrão de luz de alta e baixa intensidade, combinado de forma a conseguir a melhor resolução, brilhante e com contornos definidos.

Os pesquisadores em Singapura, então, criaram um raio de escuridão, que ressalta os raios de luz de baixa intensidade e reduz o brilho dos raios fortes que são refletidos por um objeto. Ao fazer isso, o objeto perde resolução até que “desaparece” da sua visão (ou de uma câmera, de uma fotografia, etc. sem photoshop). Esse efeito foi chamado de anti-resolução pelos pesquisadores.

Cientistas conseguiram fazer desaparecer, com sucesso, um objeto tridimensional de 4 micrômetros (4 milhonésimos de um metro), ou seja, muito pequeno. Mas os estudos avançam e o objetivo é que, um dia, tenhamos “armas de raios de invisibilidade”.

Insight Da Vinci: Enquanto isso, no Brasil, especificamente na Universidade Federal do Rio de Janeiro, um grupo de físicos apresentou um trabalho em que demonstram teoricamente que é possível criar dispositivos de invisibilidade sintonizáveis. Para saber mais sobre o assunto, leia o artigo.

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>