• 05_Drinkable_Book_Angle_Tear
  • MAIN-Drinkable-Books
  • screen-shot-2014-05-02-at-5.19.55-pm
  • The_Drinkable_Book_-_Water_is_Life_-_YouTube_2

Para salvar vidas, um livro bebível

Livros podem salvar vidas, literalmente. Ninguém duvida que a literatura também ajuda a salvar vidas, mas o livro em questão tem uma dupla função: além de ensinar, ele purifica água. O The Drinkable Book é, ao mesmo tempo, um filtro  e um manual de instruções para entender a importância da água potável.

Desenvolvido pela Dra. Theresa Dankovich, o Drinkable Book vem com dicas de saúde e saneamento básico impressas em um papel especial, com infusão de partículas de prata capaz de filtrar 99,9% de contaminantes biológicos encontrados na água não tratada. Depois que a pessoa aprende como se proteger de infecções causadas por água contaminada, ela pode rasgar uma página do livro e usar como filtro durante semanas.

Para a Dra.Theresa, o ideal é a criação de estações de tratamento de água e uma extensa rede de tubulação segura e eficiente. No entanto, vários países não possuem a infraestrutura necessária. Foi então que ela desenvolveu esse “papel”, que oferece uma alternativa eficaz devido à sua simplicidade, portabilidade e baixo custo de produção.
Os próximos passos incluem firmar mais parcerias para escalonar o projeto, uma vez que é a própria Dra. Theresa quem produz o livro manualmente. Atualmente, o projeto tem parceria com a organização Water is Life e já foi submetido a testes em Gana, Haiti e Quênia. A intenção é desenvolver livros com mais imagens explicativas para que cada vez mais pessoas possam entender as informações, independentemente de seu grau de instrução.

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>