• DaVinci_destacada_painel

Painel solar 36% mais eficiente inspirado em arte japonesa

A resposta para painéis solares 36% mais eficientes está no kirigami, arte japonesa de corte e dobra de papel, semelhante ao origami. Foi o que descobriram os pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Enquanto os modelos comuns são retos e fixos, captando energia apenas em um momento do dia, os painéis desenvolvidos no estudo são ondulados, de forma a acompanharem o movimento do sol.

Painéis motorizados são 4% mais eficientes, mas o benefício não se justifica se forem considerados os custos de produção e o peso dos dispositivos. Para chegar no protótipo final, os pesquisadores trabalharam em parceria com o artista Matthew Shilian, que ajudou na criação de folhas de plástico compostas, além de outras substâncias, por células solares – material que permite a torção do painel.

Confira o trabalho no vídeo a seguir.


via

 

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>