• 2050-sustentavel-2
  • 2050-sustentavel-3
  • 2050-sustentavel-4
  • 2050-sustentavel-5
  • 2050-sustentavel-6
  • 2050-sustentavel

O mundo em 2050 será finalmente sustentável. Temos imagens para comprovar.

Jonathan Porritt, figura reconhecida no mundo do desenvolvimento sustentável, por décadas tentou convencer as pessoas sobre a importância da sustentabilidade. Se envolveu com a estratégia de sustentabilidade de grandes empresas, até consultor do príncipe de Gales ele foi. Depois de 40 anos ele aprendeu uma coisa. As pessoas sempre acham tudo muito interessante, porém, não conseguem, de fato, enxergar como aquele futuro sustentável poderia funcionar. Isso fez Jonathan descobrir a importância do visual, quando as palavras não são suficientes. Daí foi um pulo para ter a ideia de escrever “The World We Made”. O livro utiliza imagens foto-realísticas para ilustrar uma visão da Terra no ano 2050.

É como se estivéssemos no futuro, olhando para trás, através dos olhos do personagem Alex McKay, e entendendo como, em 37 anos, chegamos em um planeta auto-sustentável. E o autor já adianta: é uma visão otimista. As regras para projetar os cenários foram três. Primeiro, uma extensa pesquisa. Em segundo lugar, pensar no que poderia ser real, pois já temos tecnologia suficiente para isso. E por último, um filtro pessoal, ‘é bom e eu quero viver num lugar assim’.

Algumas das visões do livro:

  • 90% da energia do mundo vem de fontes renováveis e 30% da eletricidade vem da energia solar;
  • Produtos eletrônicos chegaram ao mesmo nível do cérebro humano e todo mundo ama seus robôs;
  • A nanotecnologia, a impressão 3D e a biomimética transformaram a indústria;
  • O avanço na área genética permite que todo mundo gerencie sua própria saúde, viva mais e melhor, e morra quando quiser morrer;
  • Um mundo no qual ainda existem ricos e pobres, porém, os ricos são mais pobres e mais felizes, e os pobres são ricos em diferentes formas.

Todo o dinheiro que o autor receber pelo livro será convertido para o Forum for the Future, um projeto sem fins lucrativos que trabalha exatamente para atingirmos esse futuro sustentável proposto na história criada por Jonathan.

Confira as imagens na galeria ao lado e para saber mais do livro dá um pulo aqui.

Insight Da Vinci: Na última sexta-feira, a Accenture anunciou os resultados de sua pesquisa em parceria com a ONU. Um dos dados apresentados diz que 67% dos executivos acreditam que as empresas não estão fazendo o suficiente para responder aos desafios da sustentabilidade global. A pesquisa entrevistou mil CEOs no mundo inteiro. 78% deles disseram que veem a sustentabilidade como uma rota para o crescimento e para a inovação. Todavia, apesar dos esforços feitos pelas organizações, a sensação deles não é de melhoria e sim de estagnação. Confira a pesquisa completa aqui. Conclusão: temos um belo desafio para chegar até a visão de futuro do Jonathan Porritt.

Comentários

  1. Só no dia em que o bicho homem deixar a terra…

  2. Manda ele ler ‘cachorros de palha’ do John Gray para ver se ele ainda vai acreditar nisso.

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>