• bike

Los Angeles cria distrito das bikes

A cidade dos anjos agora também é das bicicletas. Isso porque foi lançado na região nordeste de Los Angeles, Estados Unidos, o primeiro Bicycle Friendly Business District (Distrito Comercial Bike-Amigável, em tradução livre). A iniciativa foi viabilizada através de uma parceria público-privada entre o departamento de transportes da cidade e a organização sem fins lucrativos CICLE.

A infra-estrutura do projeto inclui estacionamento de bicicletas, estações de reparo, ciclovias, mapas e sinalização especial que será instalada ao longo de 4 grandes vias. O distrito oferecerá ainda descontos e promoções para ciclistas-clientes e benefícios aos empregados da região que forem trabalhar usando suas bikes.

Los Angeles não é a primeira cidade a investir em um programa como esse. A vizinha Long Beach já tem 6 distritos amigos das bikes. Por lá, o programa inclui bicicletas de carga para entregas, passeios ciclísticos e um evento chamado Bike Saturdays, um grande programa de descontos para ciclistas. Entre no site e conheça melhor o programa Bike Long Beach.

Voltando à cidade dos anjos e segunda cidade mais populosa dos EUA, o distrito funcionará como um piloto e se tudo der certo em 2015 ele será replicado em outros pontos da cidade. Longe de ser um projeto isolado, o distrito faz parte de um plano lançado pela prefeitura em 2010, que prevê, dentre outras coisas, a construção de mil e seiscentos quilômetros de rodovia até 2045.

Insight Da Vinci: No mês passado mostramos aqui um projeto para construir uma rodovia exclusiva para bicicletas em Londres. Em ambas as iniciativas o mesmo sinal: as bikes estão sendo seriamente vistas como solução de mobilidade urbana nas grandes cidades.

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>