• HemnetHemmet_Front.JPG.662x0_q70_crop-scale
  • HemnetHemmet_Sektion.JPG.650x0_q70_crop-smart
  • IMG_2675.JPG.650x0_q70_crop-smart

Cliques na internet ajudam a construir casa na Suécia

O estúdio Tham & Videgård Arkitekter criou uma casa com a a ajuda de 2 milhões de pessoas. O projeto foi baseado na atividade dos internautas no site imobiliário mais popular da Suécia, o Hemnet Home. Com a ajuda de softwares, os arquitetos analisaram as características comuns nas propriedades mais clicadas no site, como tamanho, acabamento, quantidade de quartos, andares, banheiros, entre outras.

As estatísticas foram combinadas com duas tendências principais na arquitetura sueca hoje: a tradição, representada pelas antigas casas de madeira, e a modernidade da caixa branca funcional. A Casa dos Cliques tem janelas amplas e 120 m² distribuídos três quartos, dois banheiros e um deque fechado – tudo condensado em uma “caixa” de acabamento vermelho.

Residências compactas e modernas estão ganhando cada vez mais popularidade entre os estúdios de arquitetura contemporâneos. Na Faculdade Green Mountain, em Vermont, nos Estados Unidos, estudantes de arquitetura projetaram uma casa de 70 m² que pode ser movida por um carro, como um trailer comum.  A OTIS tem um espaço maior do que várias quitinetes oferecidas hoje no mercado. Mas e se falarmos de 10 m²? Levando a compactação e a mobilidade ao máximo, o estúdio Nice criou a Ecocapsule, casa de apenas 10 m² em formato de ovo. O pequeno espaço possui uma cozinha, banheiro com chuveiro e cama. Um sistema de captação de chuva, turbina eólica e painéis solares, possibilitam que a casa seja implantada em lugares inóspitos. Só faltou vir com rodinhas – quem sabe eles não lançam uma versão móvel?

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>