• audio

Inteligência artificial “prevê” sons

Mais uma daquelas notícias que parecem ficção científica, mas já são realidade. Cientistas do MIT desenvolveram um projeto de inteligência artificial capaz de prever e reproduzir sons só de “olhar” para um objeto. A tecnologia é tão eficiente que você, querido leitor, provavelmente não será capaz de identificar no vídeo se o som da baqueta tocado diferentes superfícies é falso ou verdadeiro. Veja só:

Para tornar isso possível, os cientistas gravaram cerca de 46 mil interações de uma baqueta de bateria com várias superfícies.  Eles “alimentaram” uma máquina baseada em na técnica de deep learning com esse material para que ela, literalmente, aprendesse o som das superfícies e previsse novos sons automaticamente.

E qual o objetivo disso?
É uma mão na roda para toda a indústria audiovisual como o cinema, por exemplo. As produções podem se beneficiar de dispositivos de “sound design”, que criarão sons sem a necessidade de captação in loco. Além disso, é um avanço e tanto para entender como a robótica pode interagir com um ambiente.

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>