• davinci
  • davinci2

Instrumento musical sai do papel 500 anos depois de ser inventado por Leonardo Da Vinci

Depois de três anos e de muito trabalho, o pianista polonês Slawomir Zubrzycki conseguiu dar vida a um instrumento que esperou 500 anos para sair do papel. O projeto da viola organista, nome dado por Slawomir, é de Leonardo Da Vinci – o mestre renascentista de mente inovadora e multitalentosa que inspira nosso site.

O instrumento, num primeiro contato engana, parece apenas um piano. Todavia, seu interior é que guarda os segredos da sua sofisticada sonoridade: sessenta e uma cordas semelhantes a de um piano, ligadas a um teclado com pequenas teclas pretas e acompanhadas de quatro rodas revestidas de crina de cavalo, com função semelhante a do arco do violino.

Durante a execução o artista combina o som produzido pelas teclas com toques no pedal, os quais fazem as rodas girarem. O efeito lembra uma combinação de piano com violoncelo.

Até onde se sabe, Da Vinci nunca chegou a ouvir o som do instrumento imaginado por ele, e eis que nós temos a oportunidade de ver e ouvir uma apresentação pública da viola organista, realizada no dia 14 de Novembro de 2013 na Cracóvia, segunda maior cidade da Polônia e sede de um festival internacional de piano.

Insight Da Vinci: A exposição “Da Vinci Machines” viaja o mundo apresentando 60 invenções do artista italiano. Atualmente ela está em um museu da Flórida (EUA), no entnato, é possível conferir o precursor do helicóptero, além de outras máquinas, na galeria de fotos da exposição.

Comentários

  1. eu acho que ele fez só um invento, que foi viajar no tempo, é imcrivel, inventar uma maquina de som sem nunca ouvi la e nem construila

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>