• the-void
  • the-void2

Instalação audiovisual em 360º faz visitantes experimentarem o Big Bang

“Void” (em inglês, “vácuo”) é uma instalação feita para saber quanto tempo as pessoas conseguem ficar sem se mexer. Exibida na galeria Loft Project Etagi em São Petersburgo, Rússia, telas e caixas de som em uma câmara 360º exibem impressões do que seria experimentar o Big Bang, a grande explosão que cientistas acreditam que iniciou o universo como o conhecemos. Acontece que, a qualquer movimento ou som dos visitantes, a apresentação se interrompe abruptamente e reinicia graças a sensores de movimento e ruído espalhados pela sala.

O coletivo artístico Tundra, criador do Void, propôs que as pessoas experimentassem o conceito budista do Śūnyatā, uma abertura ou vazio, meditativo que teoricamente existe dentro de nós mesmos. O conceito casa muito bem com a teoria do Big Bang, quando um vácuo, uma situação de vazio completa, vazia inclusive de matéria, é um lugar onde qualquer coisa pode acontecer.

A instalação também vai na contramão da maioria dos recursos tecnológicos, que são feitos para nos distrair, a comprar, a pular de uma tela a outra. Void também disputa nossa atenção, mas, ao invés de nos fazer escapar para outro lugar (link, vídeo, música, produto), ele oferece aos visitantes uma viagem meditativa. Voltada para dentro de cada um. Até não conseguirmos mais ficar parados.

Insight Da Vinci: Na conferência TEDxCambridge a neurocientista Sara Lazar compartilhou com o público seus estudos sobre mediatação e como ela seria capaz de mudar o tamanho de regiões importantes do cérebro, melhorando nossa memória, compreensão e resistência ao estresse. Veja a palestra aqui (legenda em português).

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>