• neve

Inovações tecnológicas para quebrar o gelo nas cidades

Um revés climático que o Brasil, felizmente, não conhece é o impacto da neve nos centros urbanos. Em janeiro deste ano, os Estados Unidos foram atingidos pela maior nevasca dos últimos cem anos, responsável por cancelar mais de 6 mil voos e impedindo pessoas de saírem à rua.

Cientistas e pesquisadores estão atentos a esses desafios e vem propondo soluções criativas. Um exemplo é o concreto que degela sozinho, desenvolvido pela Universidade de Nebraska.  O concreto recebe a adição de uma pequena quantidade de aparas de aço e partículas de carbono. Ideal para aeroportos e seguro para pessoas, segundo os inventores.

Outra solução vem da Universidade Koc, na Turquia. Uma equipe de cientistas desenvolveu um asfalto com uma mistura de potássio com um polímero hidrofóbico (repelente a água). Esses elementos, misturados ao betume (principal composto do asfalto) retardam a formação de gelo na superfície. Acredita-se que a versão final do produto possa durar muito mais nas estradas.

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>