• 1
  • 2

Impressora jato de água: H2O no lugar da tinta

Inovação e impressora em um mesmo post nem sempre é sinônimo de impressão 3D. Desta vez a novidade vem da boa e velha maquina de imprimir papel. Um professor de química da Universidade de Jinlin, na China, desenvolveu um equipamento que utiliza água para imprimir num papel especial.

A grande inovação, como você já pode imaginar, está no papel, feito com corantes invisíveis que só mudam de cor quando umedecidos. A qualidade da impressão, semelhante a da impressora jato de tinta é ideal para os fins de leitura. Depois de 22 horas tudo o que foi impresso desaparece. Algo que pode ser visto como um problema ou como uma solução, já que o papel pode ser impresso novamente até 50 vezes.

Para o meio ambiente a notícia é boa, os primeiros testes indicaram que o corante utilizado no papel é de baixa toxicidade. Para o consumidor, melhor ainda, o custo de impressão deve ser de apenas 1% do valor gasto para imprimir na jato de tinta tradicional.

A expectativa dos pesquisadores chineses é que a inovação diminua o consumo de papel e consequentemente a emissão de CO2 na atmosfera.

Insight Da Vinci: Também com uma pegada sustentável, a Samsung apresentou no ano passado uma impressora feita de papelão. A máquina que recebeu o nome de Origami, elimina o uso de peças plásticas com o objetivo diminuir a poluição. Por enquanto é apenas um conceito, mas você pode conferir o funcionamento dela neste vídeo.

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>