• DaVinci_touch_destacada

GelTouch: unindo botões físicos e telas touchscreens

Se você sente saudades da época em que a maioria dos celulares ainda tinha teclados, talvez goste dessa novidade. Cientistas da Universidade de Tecnologia de Berlim desenvolveram o GelTouch: um sistema que usa hidrogel para gerar botões físicos em telas touchscreens a partir do toque do usuário.

O hidrogel é termoresponsível e tem capacidade de se enrijecer quando em contato com uma corrente elétrica. Assim, para tornar-se sólido e fazer a mágica, o gel está em seu estado inicial líquido mas, com o aumento de temperatura, reage à corrente elétrica e se enrijece, tornando-se sólido. Quando aplicado a smartphones e tablets, o que dá o pontapé inicial deste processo é a pressão gerada pelo clique do dedo, que ativará uma corrente até o caminho final. Retirando o toque, o gel volta ao estado líquido. Segundo os experimentos, tudo isso leva em torno de 2 segundos.

O GelTouch foi desenvolvido principalmente por equilibrar a versatilidade e praticidade de uma tela touchscreen com a precisão de botões presentes em teclados e em antigos celulares. Confira abaixo um vídeo que mostra o funcionamento do GelTouch:

Entretanto, a equipe de pesquisadores afirma que ainda falta muito para que o protótipo possa ser aplicado em celulares e em nosso cotidiano. No vídeo acima, por exemplo, todo o processo é exemplificado em uma tela de 7 polegadas, com três aplicações (teclado numérico, barra de rolagem e joystick).

via

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>