• 1

Garoto de 12 anos cria impressora braille feita com Lego e mais barata que todas as existentes no mercado

Duzentos e oitenta e cinco milhões, esse é o número de deficientes visuais do mundo, segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde. Talvez você não soubesse disso. E aqui vai uma informação adicional: 90% deles vive em países em desenvolvimento, como Brasil e Índia.

Filho de indianos, Shubham Banerjee nasceu na Bélgica e com três anos de idade mudou-se para Califórnia. Hoje com 12 anos o garoto conhece bem as estatísticas apresentadas acima. E foi por causa disso que resolveu desenvolver uma impressora braille em seu projeto para a feira de ciências da escola.

Com um kit Lego Mindstorms EV3 e alguns acessórios baratos, Shubham criou a BRAIGO, impressora braille feita com peças do brinquedo de montar. Seu objetivo era tornar mais acessível uma ferramenta tão importante para o uso pessoal e educacional de pessoas com limitações visuais.

O projeto foi um sucesso. A impressora do garoto custa 355 dólares (cerca de R$845) enquanto as mais simples oferecidas no mercado custam mais de 2 mil dólares (algo em torno de R$4.700). A partir da divulgação do trabalho, várias pessoas entraram em contato com Shubham buscando mais informações sobre como adquirir a BRAIGO. E por isso ele criou uma página no Facebook, na qual dá mais informações sobre a impressora. Em post recente ele lembrou às pessoas que tem apenas 12 anos e avisou que não está comercializando o produto e no momento investe seu tempo em uma nova versão da BRAIGO, capaz de ler uma página inteira de texto para transformá-la em braille.

O novo objetivo de Shubham é disponibilizar todas as informações para que pessoas do mundo inteiro possam produzir suas próprias BRAIGO, adaptando os software para as características do braille em outros idiomas. Ele espera, no futuro, poder contribuir ainda mais no campo da ciência e da engenharia. Nós também esperamos, Shubham Banerjee.

Insight Da Vinci: Shubham é mais um exemplo dessa geração de jovens transformadores. Maduros para suas idades, tem acesso amplo a diversos tipos de informação, o que lhes dá conhecimento, tanto sobre os problemas sociais quanto dos avanços tecnológicos. E daí é um pulo para oferecem soluções inovadores para temas que desafiam até mesmo as grandes empresas. Já falamos a respeito desse assunto e mostramos exemplos de outros jovens nesse post aqui.

Comentários

  1. No meio de um mundo onde ultimamente só acontecem coisas ruins, ler uma notícia como esta traz de volta a ESPERANÇA de dias melhores !

  2. Impressionante!!! Fantástico!!! Novas tecnologias, acessível. Parabéns!!!!

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>