• lego-2
  • lego

Estudantes criam nanoscópio de baixo custo usando peças de lego

Estudantes ingleses e chineses se juntaram para construir o primeiro microscópio de força atômica (MFA) que não custa uma fortuna. Desenvolvido em Beijing, o nanoscópio foi feito com peças de lego.

Um microscópio de força atômica não é como os microscópios comuns. Eles são scanners de objetos minúsculos, do tamanho de uma milhonésima parte de um milímetro. Eles fazem uma varredura da partícula a ser analisada e depois produzem uma – também nano – imagem 3D das estruturas analisadas por ele, o que permite a investigação de um mundo invisível aos olhos humanos.

O MFA baratinho foi construído com lego, partes eletrônicas, mini controladores e peças feitas com uma impressora 3D. Ele funciona do mesmo jeito que um nanoscópio de linha. A diferença é que o de lego custou para seus criadores cerca de 500 dólares e um nanoscópio típico custa mais de US$100.000.

O MFA low-cost foi criado em cinco dias durante o evento LEGO2NANO, que lançou o desafio, como resultado da parceria entre universidades inglesas e chinesas. O MFA de lego, com suas partes coloridas, ganhou o prêmio de Melhor Design Técnico do NANO2LEGO e pode ser uma alternativa para hospitais, clínicas e universidades que não conseguem arcar com os custos de um nanoscópio “de verdade”.

Insight Da Vinci: Na sexta-feira passada anúnciamos por aqui uma outra novidade sérissima envolvendo Lego. O brinquedo de montar também serviu para recuperar uma múmia de 3.000 anos, dá pra acreditar? É aí que percebemos que não há nada que Lego não possa fazer.

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>