• 061212_1
  • 061212_2
  • 061212_5

Especial Tendências 2013: Caminhãozinho S.A.

A história é mais ou menos assim: alguém quer empreender, abrir uma lanchonete, por exemplo, mas falta o dinheiro. Então transforma uma van ou um outro veículo automotor qualquer em negócio. Aí descobre que a mobilidade tem suas vantagens. Qual lanchonete pode parar na porta da escola nos dias úteis e no parque nos fins de semana?

O que vimos esse ano, todavia, foram novas possibilidades de empreendimentos sobre rodas, e empreendedores que procuram conscientemente um modelo de negócios para tirar o máximo proveito das qualidades oferecidas pelas vans e caminhõezinhos.

Em Gwangju, na Coreia do Sul, o In Between Hotel recebe hóspedes que ficam confortavelmente instalados em um caminhãozinho. Sua localização é váriavel. Ele fica estacionado em espaços urbanos vazios, estacionamentos e até ruas com pouco movimento. Uma vantagem: pode ficar mais próximo de um grande evento, como a Bienal Gwangju, que qualquer outro hotel.

Dica: assista ao vídeo a partir de 5 minutos e 30 segundos para conferir o hotel.

“Quem é o pai?”. Esse é o nome do serviço disponibilizado por um laboratório americano. O caminhãozinho percorre as ruas de Nova Iorque oferecendo testes de DNA por 299 dólares.

http://www.health-street.net/media.html

Enquanto isso, na França, um casal resolveu ir em busca de clientes para sua vínicola. O caminhãozinho que serve como espaço para degustação de vinhos foi viabilizado através de financiamento coletivo.

http://www.kickstarter.com/projects/246909938/la-gramieres-mobile-wine-tasting-truck

E ainda na França, um caminhãozinho de comida ganhou um prêmio de um prestigiado guia francês. Caminhõezinhos de comida (food trucks) não são bem uma novidade, mas agora estão saindo da tradicional comida de rua e indo para o lado gourmet. E é exatamente esse o slogan do restaurante vencedor do prêmio, Le Camion Qui Fume: o 1º Food Truck Gourmet da França.

Quem sabe não é esse um modelo viável no Brasil?
Uma boa oportunidade para eventos esportivos dos próximos anos?

Se quiser se inspirar mais e ver outros exemplos:
uma livraria e uma pizzaria que já mostramos aqui. E um artigo que mostra vários food trucks dos Estados Unidos.

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>