• highlight-nba
  • highlight-pair

Enquanto você mal consegue usar o Snapchat, as crianças já estão aprendendo a programar

Desde a criação do computador, milhões de crianças nasceram entre telas e códigos. Os pequenos de hoje têm aprendido a programar sozinhos, seja para criar módulos no Minecraft ou customizar seus blogs no Tumblr. Eles começam fazendo ajustes menores nos programas e os mais interessados seguem investigando a fundo. É natural que pais e professores, nascidos em outra época, não saibam muito bem como lidar, estimular e orientar essas crianças.Diferentes iniciativas estão surgindo para dar suporte ao desenvolvimento desse potencial.

A ONG Girl Develop It, criada para estimular mais mulheres a se aventurarem na indústria tecnológica, está desenvolvendo o Jewelbox -  uma pulseira da amizade high-tech. Feita para meninas de 8 e 9 anos, esse acessório é muito mais do que aparenta: ele se comunica por bluetooth com o celular das garotas e pode ser programado para vibrar ou acender luzes quando as suas amigas estiverem por perto. Com aparente simplicidade, o brinquedo introduz linguagens iniciais de programação.

Uma criança de 8 anos? Não é muito cedo para entrar no universo dos computadores? Não na época que estamos vivendo. O aplicativo ScratchJr, disponível para sistemas Android e iOS, tem público ainda mais novo. O app foi feito para crianças de 5 a 7 anos, mas a garotada de 4 anos também está se aventurando nele. Com o app, crianças aprendem a programar suas próprias histórias interativas e jogos. No processo, elas resolvem problemas, desenvolvem projetos e se expressam criativamente.

A Hour of Code (em português, Hora do Código) é um movimento global que atinge milhões de jovens em mais de 180 países. Os manuais estão traduzidos para mais de 30 idiomas e ensinam a programar partindo do básico – nenhuma experiência é necessária para começar. Dessa vez, até os adultos podem participar – ele foi desenvolvido para pessoas de 4 a 104 anos.

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>