• roteiro robo

E o Oscar de melhor roteiro vai para… um robô.

Em qual nível de avanço você acredita que a inteligência artificial está atualmente? Sem querer causar pânico, Stephen Hawking e Bill Gates já disseram se preocupar com uma revolução em que máquinas artificialmente inteligentes se tornarão a forma de vida dominante no planeta.

Antes que isso aconteça, algumas notícias menos alarmantes – e ainda assim muito surpreendentes – têm ganhado destaque, como o caso do roteiro de filme criado inteiramente por inteligência artificial.

Como isso foi possível? O técnico em inteligência artificial Ross Goodwin, da New York University, criou um robô que opera via rede neural e possui capacidade de aprendizado própria e ainda consegue formar textos por algoritmos. Então, ele alimentou o robô com vários roteiros de ficção científica e, em questão de minutos, recebeu um roteiro completo de um curta metragem contendo diálogos e orientações de posturas para os atores em cena.

E o resultado não pode ser chamado de cópia de outros filmes porque o robô apenas detectou padrões do cinema do gênero e tentou imitá-los, escolhendo palavras que fizessem sentido em seu enredo próprio.

Chamado de “Sunspring“, o roteiro é bem nonsense e com diálogos um pouco confusos, mas nos mostra o nível de avanço da tecnologia. Ficou curioso? Assista abaixo à obra que, curiosamente, foi inscrita em um festival de cinema Sci-Fi de Londres e ficou entre os 10 mais votados no ranking.

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>