• DaVinci_destacada_organica
  • DaVinci_destacada_organica2

Dinamarca lança um ambicioso planejamento orgânico

Como será a agricultura do futuro? Na Dinamarca, o objetivo é fazer com que a produção agrícola nacional chegue à marca de 100% orgânica em poucos anos. O país já investe na ideia desde os anos 80, quando o assunto nem era pauta frequente (e urgente) como agora. Já estão em vigência leis de proteção à natureza, às águas, ao uso de pesticidas e outros produtos agrícolas, e o atual governo pretende reforçar essas leis e incentivar os produtores a adotarem o cultivo sustentável de alimentos até o ano de 2020. A primeira meta será aumentar a quantidade atual de terra cultivada organicamente.

Outro ponto importante desse planejamento é estimular a demanda de produtos de origem comprovadamente orgânica e sustentável, privilegiando os produtores que decidirem converter suas terras da agricultura convencional para a orgânica. Mas convenhamos que nada funcionaria sem informação. É por isso que a educação é peça fundamental para o sucesso do projeto e uma reforma do sistema atual está sendo revista para incluir novos conceitos como cursos de nutrição, alimentação saudável e agricultura natural.

Ah! E se ficou alguma dúvida sobre o que é a agricultura orgânica ou biológica, saiba que, de acordo com órgãos especializados, trata-se de sistemas sustentáveis de agricultura que não permitem o uso de produtos químicos sintéticos prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente, como fertilizantes químicos e agrotóxicos, nem de organismos geneticamente modificados.

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>