• PET capa

Descoberta bactéria capaz de degradar garrafas PET

Você não sabe quanto tempo leva para uma garrafa PET se decompor na natureza? Nem os cientistas. Como o material é muito recente – começou a ser produzido na década de 70 -, só existem previsões sobre seu tempo de decomposição. Espera-se que o processo seja longo e leve, no mínimo, 100 anos, segundo pesquisadores da UNIFESP. A boa notícia: pesquisadores japoneses descobriram uma bactéria capaz de “comer” ou degradar o plástico das garrafas PET.
A bactéria segrega duas enzimas que quebram o plástico. Segundo a pesquisa, as enzimas convertem o PET em substâncias benignas para o meio ambiente. Ou seja, não sobram toxinas ou compostos químicos para contaminar o solo.

Os cientistas advertem que é cedo para a aplicação industrial da bactéria. A degradação do plástico ainda ocorre em um ritmo muito baixo para se tornar a solução dos problemas da poluição causada pelo plástico. No entanto, a descoberta pode levar a futuros avanços na engenharia, podendo mudar a maneira como o material é processado. Nós estamos na torcida!

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>