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Depois de 125 anos a Coca-Cola mudou o nome impresso na sua garrafa

O que aconteceria se uma das maiores marcas do planeta estampasse em suas embalagens os 150 nomes mais populares de um país? Certamente seria assunto nacional, não é? Foi exatamente isso que aconteceu na Austrália e a marca é a Coca-Cola. A empresa precisava reagir a um dado que tinha nas mãos: 50% dos adolescentes e jovens adultos não tinham consumido a bebida naquele mês. A marca precisava mudar isso e queria colocar as pessoas falando sobre o refrigerante novamente.

Não se podia perder de vista que as campanhas da Coca-Cola sempre reforçaram sua presença nas relações sociais. Contudo, a forma das pessoas se conectarem na era digital é completamente diferente. A empresa queria estimular as conversas através das redes sociais e das plataformas online, mas queria incentivar o contato real. E para isso se valeu de uma estratégia ousada. Convidar os australianos a compartilhar uma Coca com uma outra pessoa. Que pessoa? Alguma que tenha o nome que está impresso na garrafa. Assista ao vídeo abaixo para conferir todo o desdobramento da campanha, as reações das pessoas e os excelentes resultados obtidos.

Comentários

  1. Simplesmente fenomenal!!! A Coca-Cola como sempre com uma sacação incrível!!!

  2. Fenomenal!, high touch e prova o que eu sempre insisto: pessoas estão interessadas em pessoas. O resto eh meio de chegar.
    O melhor eh a ultima frase: coca voltou a fazer parte da cultura pop.

  3. Em 2006 o Banco do Brasil trocou o nome da fachada de 300 agências para “Banco da Maria”, “Banco do José”, “Banco do João”, etc. A ação seguiu o mesmo conceito do comercial veiculado na TV, que mostrava a fachada do banco com os nomes mais populares do Brasil. A ação da Coca-Cola utilizou as redes sociais e conseguiu um grande envolvimento com a marca além de gerar boca-a-boca. Já a campanha do Banco do Brasil não foi tão comentada.

  4. Olá Leonardo. O que nos motivou a publicá-la agora foi a consolidação dos resultados, que é recente.
    Obrigado pelo comentário!

  5. Faltou tato na questão do Banco do Brasil. A iniciativa da coca-cola tem uma relação sutil com os wide-ranks: o que é selecionado pra aparecer no seu twitter, no seu facebook, o que é comentado. O BB não soube diferenciar “cultura pop” de serviço popular – é a diferença do “esta coca é sua, marcelo” pra “olha o banco do zé qualquer”. Banco não foi feito pra ser pop. Foi feito pra ser luxuoso e ter atendimento sensacional.

    Eu fico puto com o seguinte: Fiz um teste aqui em casa. Depois de arrancar os rótulos dos refrigerantes, reparei que demoraram MUITO mais a acabar. Quando alguém se propõe a parar com os soft-drinks (50% dos jovens e adultos, que estatica mais estranha) e dá de cara com uma campanha dessas, simplismente bomba açucar pra dentro sem nem pensar. Atividade publicitária tem mesmo um ‘quê’ de criminosa.

  6. uma campanha puplicataria nao vai mudar o lixo que é tomar refrigerante. por mim a coca-cola pode sumir do planeta.

  7. Vamos ter que parar de tomar coca por aqui pra eles fazerem uma maravilha dessas ?!

  8. Só gente pagando pau pra Coca? Ninguém falando que até água suja é melhor que esse veneno? Incrível…

  9. boa ideia acima! inovadora..

    Mais ainda continuo achando VENENO –mata vcs! ( porque eu mesmo já deixei de tomar a 4 anos…

  10. Foda é esse pessoal que fica se preocupando com a composição da Coca ao invés de admirar a genialidade dessa campanha publicitária.

    Simplesmente genial!!!!

  11. Tira esse cabresto de perseguição ae, ninguem tá questionando o produto em si, mas a propaganda, tanto que a galera só comprou pra poder ter “seu nome” na embalagem, não pelo produto. Vamo pensar um pouco ae!

  12. geniaaal!
    alguém sabe o nome dessa música que toca no segundo 14?
    obg

  13. Em pleno seculo 21 as pessoas ainda bebendo uma [censored] como coca cola. Tambem estranhei de nenhum comentario falando isso, Monique. Estou estudando nos estados unidos faz 2 anos e graças a Deus nem vejo essa [censored] por aqui. Vergonha isso ser ainda uma bebida em estima no brasil. Quer acordar, toma guarana em capsula! Ou taurina em capsula! Pra refrescar tome agua!

  14. Pra mim,não fede nem cheira,detesto coca-cola.Podia sumir do planeta.

  15. O marketing da Coca sempre foi fenomenal….. agora o conteúdo é inquestionavelmente um lixo, ou um veneno, como preferir……………

  16. melhor bebida e campanha!!!
    Bebe agua suja então o paspalhão!

  17. O legal é pensarmos que isso se trata de rede social em ação… muito, mas muito mais gente ficou em pé na fila para imprimir seu nome na latinha do que faceebookers compartilharam uma “virtual coke”. Essa é a mais puta essência de que a mídia “tradicional” com ações “tradicionais” em PDV’s e sus tradicionais “custos” jamais serão substituídos pela “socialnetworkmedia”. Devem ter sido investidos uns 350 mil dólares em social networks e 25 milhões em TV ads, Biillboards, assessoria de imprensa, kiosks, camisetas, etc, etc, etc…

    Brilhante a campanha. Mas sem verba e sem mídia tradicional, não passava de mais um Luisa está no Canadá… E vamos que vamos…

  18. Um dado interessante que passa quase despercebido: no mês anterior à campanha, 50% dos jovens australianos não havia consumido Coca. Isso é um dado BOM, seja porque estão consumindo outros produtos, seja porque estão consumindo outras marcas de refrigerante. Significa que parte dos consumidores estão fazendo escolhas mais saudáveis e parte dos consumidores está aceitando a comunicação de outras marcas, que talvez, finalmente conseguem enfrentar a Coca-Cola. A reação da Coca é excelente, fantástica. Porém pode ter sido apenas um respiro em um mercado cada vez mais competitivo. E isso é muito bom.

  19. Sensacional a idéia.
    No Brasil não seria legal…
    Imagina ter Edicleison, Valdicélia, e outros nos rótulos???

  20. Perfeito !

    Coca-cola e você, literalmente..

  21. espero, realmente, de todo coração, descobrir, um dia, que o consumo de Coca Cola não seja tão nocivo quanto alguns entendem … até, se for possível, descubra-se que faz muito bem … pois eu adoro Coca Cola ,,, VAMOS VER!!! rsrsrsrs

  22. Quero dizer ao Pedro Senna, que, eu achava que era só eu que via isso ainda. Vejo a maioria das campanhas publicitárias de hoje, mesmo as televisivas, voltadas para a “socialnetworkmedia”, como vc diz. E sinto que o PDV está muito pobre, apenas com materiais de merchandising, muito sampling e muita troca de brindes. É só isso que vemos quando vamos ao mercado, estou errado?
    Show de bola essa campanha, uma lição enorme de que o PDV ainda tem muito para ser explorado, principalmente, aqui no Brasil.

  23. É por essas e outras que eu abandonei a carreira de publicitário, assim posso livrar o mundo de idéias idiotas que não contribuem em nada.

  24. Sensacional! A sacada foi ótima.. A Coca-Cola como sempre impressionando no Marketing…

    Li aqui muitos comentários esdrúxulos, geralmente são pessoas mal amadas, só enxergam coisas ruins..

    Enfim… Coca-Cola traz isso pro Brasil, por favor!

    E parabéns aos administradores do site por compartilhar esta notícia com a gente!

    sigam-me no twitter: @renatacarrazedo

  25. Eu não tomo coca-cola, não gosto. Mas a campanha todos tem que admitir que é genial, pois as pessoas, tomando ou não o refrigerante, vão comprá-lo por causa dos nomes, e isso é uma jogada de mestre. O refrigerante pode ser ruim, mas a empresa Coca-Cola surpreende todas as vezes com suas campanhas, e isso é ‘inegável’!

  26. Não gosto de Coca (ou qualquer outro refrigerante desse sabor) mas com certeza compraria uma latinha com meu nome. Campanha perfeita!

  27. Sensacional. É bom quando o mercado fica mais competitivo, para que possamos ver o trabalho dos gênios da publicidade, do merchandising, do marketing e da comunicação em trabalho. É fascinante o que acontece quando uma grande marca começa a perder mercado.

  28. Eu sempre gostei de tomar uma Coca, mas bebo com moderacao.
    A respeito da Campanha publicitaria, achei fantastica a ideia dos nomes na garrafa e espero q/ essa campanha alcance o mercado em N.York e
    que eles usem tambem o meu nome : ANGELICA

  29. Sensacional a campanha! Consegue alcançar até o público que não gosta do produto! E cada um bebe oq quiser, na Austrália ou no Brasil. Parabéns pela publicação!

  30. É, como já foi dito aqui, o Banco do Brasil já fez isso. Não tem novidade e nem criatividade nenhuma nessa ação.

  31. Fudoresca! Entra na minha caixinha: Campanha que gostaria de ter feito.

  32. Quando o produto não presta o marketing tem que ser ótimo!

  33. Ação de marketing sensacional! Trouxe o consumidor para dentro da própria marca e da campanha.
    Enquanto isso, no Brasil, a Pepsi lança um novo hit do trio “Para Nossa Alegria”. Por essas e outras que não, não pode ser Pepsi!

  34. Nao foi a primeira vez.
    Nos anos 80 assisti uma passeata nas ruas de Washington DC pedindo a Coca Cola nao mudasse de nome como tinham anunciado nos jornais.
    A Coca foi a televisao comunicar que milhoes de americanos foram as ruas nos EUA e decidiram manter nome Coca Cola.
    Marketing eh isso.
    Genial

  35. Sensácional, meu primo trouxe uma com “Share a Coke with Lucas” da Austrália, ótimo item de coleção. ahahaha

  36. em 2004, 2005 a Cerveja Patrícia fez uma ação EXATAMENTE IGUAL no Uruguai, com a campanha “Patrícia Sos Vos”, onde colocava os nomes mais comuns do país nas garrafas de cerveja. Genial se não fosse cópia.

  37. Será que terá uma com meu nome ???

  38. Publicitários pagando pau. Esse produto é um lixo para a saúde.

  39. É só desentupir o ralo com a Coca e ficar com a garrafa.

    Alguém explicou se a garrafa era de vidro ou plástico?

  40. muito massa a ideia! parabéns a quem teve a ideia… com certeza deve ter dado o que falar lá na austrália! =]

  41. Pqp !!! Fantástico !!!

    Não tomo refri mas essa campanha foi espetacular !!

  42. que pena . os australianos estavam começando a ter mais saude. a propaganda os trouxe novamente ao poço de osteoporose, açucar e sedentarismo. triste noticia

  43. A ideia desta campanha é tão boa, que imaginamos que sera impossível algo melhor, mas sabemos que o melhor sempre esta por vir… A campanha é ótima, mas o produto pode ser saudável?

  44. Meu avô morreu em 2002 com 95 anos e adorava coca cola, que dizia tomar desde que ela chegou ao Brasil. Era pelo menos uns 350ml por dia. Aos 87 anos foi atropelado por um motoqueiro que invadiu a calçada e quebrou a bacia. Ouvi de muitos médicos, “com essa idade não se recuperará”, recuperou. Comemorei seus 90 anos pescando com ele, que já caminhava como se nada tivesse acontecido. Só pra constar ele nunca teve osteoporose, não foi diabético, nem hipertenso, enfim nenhuma doença. Morreu quando quis, logo depois da minha vó morrer e ter que mudar da casa onde viveu a vida toda. Pra eu que já passei de meio século e adoro o nectar dos deuses a saúde vai bem obrigado. Há algum tempo algo me incomodava no estômago e descobri a causa… o glúten. Muitos acharam que a causa era a Coca, que sabem não fico sem. Regulando o glúten, nada de gastrite, apesar de meio litro da majestosa que em média tomo por dia.

  45. Campanha Senscional: criativa, emocionante, conectada com o consumidor.

  46. As pessoas que assistem a uma campanha publicitária como esta tem que ter uma visão empresarial ou de dono de uma grande organização empresarial, que ve seu produto ter uma grande queda nas vendas em um determinado local, cidade, estado ou país e poder reverter essa situação com uma grande sacada como esta da Coca Cola, simplesmente genial.

  47. Que palhaçada essa discussão se coca-cola faz ou não bem para a saúde.
    O que se propôs foi demonstrar os resultados quando se aplica uma boa campanha publicitária e seus efeitos sobre as pessoas.

    Jan Cláudio

  48. Adoro pessoas que trazem noticias boas, das ruins estou cheia. Valeu !!!

  49. Fazer o que né? A Coca é um veneno, realmente. Mas depois que vicia é uma m****…. Eu também iria adorar se fizessem isso por aqui. Eu já compro mesmo…. Mas só compro Zero.

  50. Seria interessante com alguns nomes curiosos daqui no Brasil: Kleyderson, Mariselda, Uóxintom , e etc. :) D

  51. Meu Deus, que campanha mais incrível!!! Bem que poderiam fazer no Brasil! Até eu que estou cortando o refrigerante da minha vida tomaria uma Coca!

  52. Aqui em Portugal resulta? Se sim, estou feita. Com a mania de coleccionar tudo da coca cola…
    Mas a ideia é genial.

  53. Ideia genial.
    Espero que chegue a Portugal

  54. Simplesmente perfeito. Da coca-cola sempre esperamos algo surpreendende, mas dessa vez foi extremamente inovador. Adorei, parabéns!

  55. O Banco do Brasil fez isso a seis anos atras. Nada de novo nem genial…

  56. Os brasileiros também querem Coca-Colas com seus nomes! Eu quero a minha! *-*

  57. É a cultura do “Poder Ter” e a do “Ter Poder” do nosso mundo consumista

  58. Adorei a campanha! A coco-cola como sempre inovando né?
    Como será que essa campanha se sairia aqui no Brasil? Bem que eles podiam testar!

  59. bom sou apaixonado pela Coca-cola a ponto de ter em minha simples casa um Quarto-Museu somente pra Coca-Cola, com produtos que coleciono desde os meus 18 anos ,ou seja a 27 anos adquirindo produtos da marca Coca-Cola. E sei que nunca vou conseguir parar de obter e nem quero. Já faz parte da minha vida e das pessoas que me conhecem!!!!!

  60. Por isto, a Coca Cola é líder de mercado, ela sabe trabalhar a sua marca.

  61. Marketing é tudo!!! eu quero uma com meu nome sim…

  62. Como fazer no Brasil? tirando os denominativos de família como Silva, Costa, Cavalcante… os brasileiros têm manias de formar nomes de seus filhos juntando nomes do pai e mãe e outros parentes ex. Francisnaldo (Francisca e Reginaldo), Adelino (Vovó Adélia e Vovô Joselino)… além dos nomes estrangeiros que estejam na moda na época dos rebentos, como: Larissa, Cauã… além dos criativos com letras repetidas como: Gabrielle, Stteffanni, Addrielle… Haja opções… Acredito que no Brasil seja mais fácil em suas embalagens homenagearem os famosos, como: Zico, Romário, Bebeto, R10, Ronaldo Fenômeno, até Dilma e Lula….

  63. Adoro coca-cola. Sei que não é saudável, mas isso é assunto de cada um. O que acho é que essa campanha nem é “fenomenal” ou “sacada espetacular”, mas como trata de uma Marca e Marketing famosos, gera essa publicidade que estamos todos aqui, fazendo. Gostei do comentário da Denise sobre “pessoas estarem interessadas em pessoas” – ainda que seja nelas mesmas. Com isso, a propaganda ganha de qualquer forma e não deixa de ser inteligente.

  64. Genial campanha. Quanto ao produto, que dá muita discussão, realmente é um veneno. Mas vamos parar com hipocrisia porque muita coisa nesse mundo faz muito mal, julgar alguém pelo que a pessoa consome é ridículo. Virou moda dizer que não toma refrigerante, álcool ou qualquer coisa do tipo mas mesmo assim se entope de remédios, é sedentário e não nega uma fritura.

  65. A Coca-Cola como sempre é a maioral e excelencia na questão de marketing.
    Parabéns mais uma vez, e que as empresas aprendam com ela.

  66. Parabéns!! Meu nome é Carlos, concerteza poderia fazer parte deste compatilhamento da Coca-Cola. Uma ideal genial e de aproximação das pessoas… Parabéns ao gênio pela idéia e toda equipe participadora desta idéia ousada.

  67. Um mega case de sucesso e estímulo para o mercado das redes socias monitorarem!!! Expetacular!!!!

  68. Adorooo!!(L)Coca-Cola, quero a minha também personalizada(:

  69. muuuuuuito legal a coca-cola sempre tem muitas surpresas eu adoro ela

  70. colocar o nome da minha irmã na coca cola ambrosia

  71. achei interessante ao ver nomes nas embalagens da coca cola,por isso quero nome tambem

  72. quero que coloque o meu nome na embalagem da coca

  73. bte meu nome n imbalagem da coca a mais tomada do brasil!!!

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