• 3049226-slide-s-3-instead-of-a-wedding-couples-can-now-opt
  • 3049226-slide-s-5-instead-of-a-wedding-couples-can-now-opt

Casamento Quântico, você diria sim?

Alguns casais estão deixando as alianças para trás. Não se trata de ideias liberais de relacionamento, mas outro nível de modernidade. Em Las Vegas, EUA, estão sendo celebrados casamentos “quânticos”. A cerimônia é baseada no conceito de quantum entanglement (algo como “emaranhamento quântico”), um fenômeno que conecta duas partículas em seu estado físico – ainda que elas estejam separadas geograficamente. O que acontecer com uma, imediatamente acontece na outra.

Jonathon Keats, responsável pelo projeto, acredita que o experimento traduz muito melhor a união de um casal do que contratos jurídicos. “O emanharamento quântico é incrivelmente romântico, se você parar para pensar. Duas ou mais partículas que se unem, passam a se comportar como uma só. Para mim, o que mais você pode querer de um relacionamento do que isso?”, disse ele ao site FastCoExist.

Para possibilitar a realização do fenômeno no Art Motel, ele pendura um cristal especial, produzido em laboratório, em uma janela com luz natural. Os fótons que passam pelo cristal se emaranham. Espelhos e prismas reatem a luz pelo cômodo e pelo casal que deseja “se emaranhar”. Apesar de não ser garantido, é provável que os elétrons dos corpos dos pombinhos também se emaranharão. Como tudo que diz respeito à física quântica, é impossível comprovar se o “casamento” funcionou. Para Keats, isso não importa: “O fato de você não saber faz com que o fenômeno físico se torne psicológico. Há uma essência de confiança que é o que realmente sustenta um relacionamento”, avalia.

As cerimônias acontecem no Art Motel até o dia 27 de setembro. O desenvolvedor espera que em breve a prática se espalhe e se torne permanente. Os namorados à distância podem se animar também: Keats está trabalhando em um site que vai unir pela física quântica corpos que não estão no mesmo lugar.

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>