• computador

Brinquedos para aprender de verdade

Um brinquedo pode (e deve) fazer mais do que apenas distrair uma criança. GillesBrougère, famoso filósofo francês e professor em Ciências da Educação na Universidade Paris XIII, diz que “a criança não brinca numa ilha deserta, ela brinca com as substâncias materiais e imateriais que lhe são propostas. Ela brinca com o que tem na mão e com o que tem na cabeça.” Talvez seja a hora de desligar a televisão e mostrar novos caminhos para os pequenos desenvolverem infinitas habilidades.
Dá para começar com um brinquedo que ensina códigos de programação de maneira divertida e fácil. É o que propõe o Kano Computer Kit. Ele vem com peças soltas para a criança montar e fazer o computador funcionar. Uma vez montado, o Kano Computer começa a estimular o aprendizado da linguagem de programação. Além disso, o brinquedo incentiva a criança a fazer o upload de seus projetos no site da empresa para que sejam expostos em uma galeria.
Esse computador foi criado “para a geração que quer criar a tecnologia e não apenas consumi-la”, segundo os idealizadores. A comprovação disso pode ser vista no sucesso da campanha de financiamento coletivo que atingiu impressionantes US$ 1,5 milhão no site Kickstarter. Detalhe: a meta de US$ 100 mil  foi batida em apenas 18 horas.
A empresa está interessada na “teoria divertida”, uma ferramenta da educação para deixar as pessoas (especialmente crianças) interessadas em assuntos normalmente vistos como “complicados”. Que tal usar essas ferramentas para mudar a dinâmica de aprendizado dentro de casa?

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>