• pulse-of-the-city-2
  • pulse-of-the-city

Boston ganha instalação que literalmente toca a música do coração de seus cidadãos

Os pedestres de Boston, EUA, agora podem ouvir uma música que toca de acordo com as próprias batidas do coração com o projeto “Pulse of the City”.

Criada pelo artista George Zisiadis, a instalação espalhada em cinco pontos da cidade consiste em um coração vermelho com alças que, ao ser tocado por uma pessoa, “ouve” as batidas de seu coração e produz uma música curta a partir delas.

A cada oito batidas do coração do pedestre, um novo instrumento é adicionado à música, o que cria uma melodia diferente para cada pessoa, dependendo de quão acelerado está batendo seu coração.

A ideia é convidar os bostonianos a parar um pouco de suas jornadas diárias para se reconectarem consigo mesmos, fazendo-os ouvir o próprio corpo, literalmente.

O projeto foi inicialmente concebido para o “Urban Prototyping Festival” em San Francisco, EUA. No evento, funcionários da prefeitura de Boston conheceram o protótipo feito de papelão e decidiram contratar Zisiadis para criar uma versão mais resistente para as ruas da capital do estado de Massachusetts. No primeiro fim de semana, mais de 1000 interações foram gravadas pelos corações – e ao fim de uma semana, um deles havia sido roubado e outro danificado. A prefeitura de Boston já afirmou que irá repor as instalações danificadas e reforçar a segurança das outras três restantes.

Insight Da Vinci: Esse projeto foi concebido durante o “Urban Prototyping Festival”. Repetimos e é de propósito. Quem nos acompanha a algum tempo talvez se lembre de quando fizemos um post sobre o festival em setembro do ano passado. Falamos lá, sobre a importância da parceria de organizações e instituições públicas para viabilizar soluções criativas para as cidades. Um ano depois o texto continua valendo, e a boa iniciativa de São Francisco já mostra seus frutos até em outras cidades, como Boston.

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>