• fbposter_32_site01

Aspas & Links: Especial educação

Hoje no Brasil se comemora o dia dos professores (sim, temos leitores em outros países que vão apreciar essa informação prévia :) ). O mundo mudou, novas tecnologias que facilitam a aprendizagem surgem todos os dias, o sistema educacional tradicional está sendo questionado e apesar de tudo são eles os grandes agentes da educação, na opinião do Bill Gates e na nossa humilde opinião também. Por isso e por muito mais o Aspas & Links dessa semana pega carona na data e seleciona 5 palestras impedíveis do TED com o tema educação. Vamos à lista:

1. Geoff Mulgan: Uma pequena introdução à Escola Estúdio

Mulgan compartilha conosco sua Escola Estúdio, onde as crianças aprendem as coisas fazendo. Os alunos trabalham em times para o desenvolvimento de projetos reais. E para Geoff Mulgan, elas elas aprendem bem melhor assim.

2. Ken Robinson diz que as escolas acabam com a criatividade

Esse é um clássico do TED. Ken Robinson afirma que o sistema de educação atual mata a criatividade e propõe uma revolução na forma de ensinar.

3. Stephen Ritz: Um professor cultivando o verde no sul do Bronx

Stephen é um professor do bairro do Bronx em Nova Iorque que ensina muitas coisas aos seus alunos enquanto eles cuidam de hortas e jardins.

4. Bunker Roy: Aprendendo com um movimento pés descalços

Bunker Roy é o fundador da Universidade Barefoot, uma escola da Índia que ensina pessoas simples e muitas vezes analfabetas, a se tornarem médicos, artesãos, engenheiros e dentistas em suas comunidades rurais.

5. Silvio Meira: Cooperação. Educação transformada em processo de aprendizagem.

E para fechar o pesquisador brasileiro Silvio Meira fala a respeito de uma nova educação impulsionada por novas tecnologias e necessidades.

Antes de terminar: gostou das Aspas dessa semana? O poster em alta resolução pode ser baixado aqui. E aproveite para assistir a palestra em que Clifford Stoll disse essa frase.

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>