• arquitetura capa
  • arquitetura capa 2
  • arquitetura capa 2
  • arquitetura capa 3

Arquitetura acessível e possível

Dalvina Borges Ramos tem 74 anos, é diarista e mora na zona leste de São Paulo. Há 3 anos, o teto de sua casa desabou. A tragédia, felizmente, se reverteu no início de uma história que comprova como projetos de arquitetura podem ser acessíveis e transformadores para qualquer pessoa, independentemente do investimento financeiro disponível.

O filho de Dalvina procurou o escritório Terra e Tuma Arquitetos e apresentou a situação precária da mãe e questionou se seria possível desenvolver um projeto para a residência – com urgência e orçamento limitado. O desafio foi aceito e o resultado gerou repercussão.

A nova casa, criada do zero, ficou pronta em tempo recorde: apenas 6 meses. O projeto destaca-se pelo conceito de espaços abertos entre sala de estar, lavabo, cozinha e lavanderia. A suíte fica no térreo para atender às necessidade da proprietária, já com idade avançada. A articulação entre os cômodos e um pátio interno propicia a entrada de luz e ventilação. O segundo andar acomoda um quarto de hóspedes e uma horta cresce na laje.

A casa foi construída em concreto e bloco aparente, uma decisão que influenciou positivamente o orçamento, finalizado em 150 mil reais. Além do bem-estar da família, o esforço resultou no prêmio internacional “Building of the Year 2016” (melhor construção do ano) para o escritório de arquitetura.

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>