• micro apt
  • micro cozinha

5 tendências para os apartamentos do futuro

Hoje as pessoas optam por se casar mais tarde, ter menos filhos e casas em zonas mais centrais ao invés de alimentar o sonho da casa grande nos subúrbios. Todas essas mudanças na dinâmica das famílias cria maior demanda por apartamentos menores, mas que precisam ser melhor planejados. O Instituto de Terra Urbana (Urban Land Institute) publicou os resultados de uma pesquisa sobre o futuro do micro-housing – apartamentos e casas de até 40 metros quadrados – levando em conta sua perfomance e aceitação do mercado dos Estados Unidos. Veja um resumo das 5 principais tendências apontadas pelo instituto:

As casas serão pequenas, mas não minúsculas

De acordo com o ULI, o tamanho ideal de um micro-apartamento é de 26 a 36 metros quadrados. O tamanho ideal para “uma pessoa + cachorro”.

Fogão não é prioridade, geladeira é

A pesquisa indicou que o fogão pode ser substituído por um forno elétrico ou microondas, mas a geladeira de tamanho normal é prioridade entre os que moram em apês pequeniníssimos.

A socialização acontece fora do apartamento

A maioria dos moradores de micro-lugares entrevistados pela pesquisa são pessoas novas na cidade ou que estão começando uma nova carreira. Eles gostam de socializar, mas fora de casa: bares, restaurantes, clubes, espaços públicos como praças e parques e também facilidades oferecidas a todos os moradores do edifício, como academia de ginástica, espaço gourmet e terraços comunais.

Micro-apartamentos serão conversíveis

Como o fenômeno dos apartamentos minúsculos é relativamente novo, as construtoras se asseguram de que os espaços possam se transformar em vivendas maiores, caso a “moda” passe. Ou se a família crescer, claro. Muitos prédios são planejados de forma que os apartamentos pequenos possam ser reformados para se transformarem em unidades de 1 ou 2 quartos.

Eles não serão chamados de “micro”

De acordo com o relatório do ULI, o termo “micro” é visto como depreciativo, associado a alta densidade, bagunça e impermanência. Os termos sugeridos são “unidades inovadoras”, “unidades divertidas” ou apenas “apartamentos”, uma vez que a tendência se solidifique.

Veja o relatório completo no site do Urban Land Instritute

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>